Nossa História

O Instituto Hope House nasce com o intuito de, através da articulação em rede, suporte no acolhimento, informação e oportunidades, intervir nas consequências da desigualdade social, gerando novas vivências e buscando fortalecer as crianças/adolescentes e suas famílias. Para isso, desenvolve ações de caráter continuado e planejado, a fim de cumprir as prerrogativas previstas no seu Estatuto, quais sejam: promover o bem de todos, sem distinção de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação ofertando à comunidade suas ações de forma gratuita.

Desde 2012, o Instituto Hope House, atua com oficinas de artes como complemento do trabalho social com a família prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária, como serviço de ação continuada a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de baixa renda e em acolhimento institucional, garantindo a participação em atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer, contribuindo na formação educativa dos indivíduos.

Quando Começamos – Em 2012, criamos as primeiras turmas pilotos de música, canto, violão e teclado em Porto Alegre.

Reconhecimento – Recebemos a premiação 100 mil reais do ator Jonatas Faro, vencedor do quadro Artista Completão (Programa do Faustão) em 2014.

Novas Bases – Em 2015, abrimos novas bases em Florianópolis, com cursos de artes e moda sustentável com crianças e adolescentes de abrigos da cidade. 

Outros estados – De 2016 até 2019 empreendemos o trabalho em outros estados, com suporte para as instituições de acolhimento e organizações de impacto social. Alcançando Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Hoje – Temos a base do Instituto Hope House em Florianópolis, onde executamos diversos programas e projetos, além de operacionalizar o Serviço de Acolhimento Familiar.

Através da perspectiva cristã de adoção de Deus e seu cuidado para com a humanidade (RM 8), buscamos imprimir a identidade de amor, expressa nos cuidados e proteção à infância e juventude e demais públicos atendidos em seus Serviços, Programas e Projetos.

VISÃO

Ser referência no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, para contribuir na transformação social através da atuação junto ao público infanto-juvenil e de suas famílias.

MISSÃO

Fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, gerar oportunidades para crianças e adolescentes através do ensino e contribuir para proteção por meio do cuidado familiar.

VALORES

Transformação, solidariedade, transparência e amor.

VISÃO
Ser referência no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, para contribuir na transformação social através da atuação junto ao público infanto-juvenil e de suas famílias.
MISSÃO
Fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, gerar oportunidades para crianças e adolescentes através do ensino e contribuir para proteção por meio do cuidado familiar.
VALORES
Transformação, solidariedade, transparência e amor.

OBJETIVO GERAL 

Temos como objetivo geral complementar o trabalho social com a família prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária, como serviço de ação continuada a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de baixa renda e em acolhimento institucional, garantindo a participação em atividades teóricas e de prática artística, culturais e esportivas e de lazer, contribuindo na formação educativa dos indivíduos. 

OBJETIVOs específicos 

– Ensinar crianças e adolescentes, através de projetos de introdução artística, visando o enriquecimento sócio-cultural destes, nas distintas modalidades.

– Desenvolver ações culturais, esportivas, recreativas e de lazer junto às comunidades em vulnerabilidade social;

– Desenvolver ações que contribuam para o exercício pleno da cidadania e dos direitos humanos, em particular das crianças e adolescentes em situações de discriminação e/ou exclusão social em quaisquer níveis, institucionalizadas e a comunidade;

– Desenvolver ações, projetos e programas que fomente a cultura e o aprendizado de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com o objetivo de contribuir no conhecimento histórico cultural;

– Contribuir para a garantia e a proteção dos direitos humanos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, na forma de execução direta de ações ou de projetos de assessoramento de defesa/garantia de direitos na política nacional de assistência social, nas categorias da proteção social básica ou proteção social especial;

– Desenvolver projetos que contribuam com a participação da sociedade civil em causas e projetos de impacto social;

– Promover a divulgação das ações realizadas a fim de disponibilizar e socializar amplamente os seus resultados e os aprendizados decorrentes;

– Fomentar as parcerias institucionais necessárias nos setores públicos e privados, no âmbito local, regional, nacional ou internacional, através dos instrumentos adequados, a fim de garantir a execução das ações institucionais.

o que fazemos 

Nós entendemos a importância do impacto social através de projetos, programas e serviços que visam a inclusão através da arte, cultura, esporte e empreendedorismo. 

Através da oferta de Serviço de Acolhimento Familiar entramos em uma nova etapa de trabalhos envolvendo o direito de crianças e adolescentes (e suas famílias), contribuindo para a proteção deste público e o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos.  

Nosso compromisso com a transformação da realidade de crianças e adolescentes, nos impulsiona a agir na implementação de projetos ligados ao contexto deste público que vivencia situações de vulnerabilidade, por meio de ações integrativas que perpassam as áreas de Assistência Social e Educação, para garantia do melhor interesse da criança e do adolescente.

nossa equipe 

Nossa Time é formado por equipe técnica contratada e voluntários que dedicam parte do seu tempo para intervir conforme suas profissões e habilidades. Contamos com uma equipe multidisciplinar: Coordenadores de projetos: Assistentes Sociais; Psicólogos; Equipe administrativa; Assessoria contábil especializada; Educadores; Equipe de comunicação; e Voluntários.